top of page

Rochas: Gnaisse

Dando continuidade à série “rochas” o post de hoje é sobre a rocha metamórfica gnaisse, formada através do metamorfismo (sob ação da pressão, temperatura e de soluções químicas em outra rocha qualquer).

Imagem 1: Gnaisse



O gnaisse é resultante, principalmente, da deformação de granitos. É uma das rochas mais antigas do mundo. O esquema 1 abaixo mostra como as rochas metamórficas são formadas e o esquema 2 para o caso do gnaisse.



Esquema 1 e 2

O gnaisse é uma rocha de grande variação mineralógica e grau metamórfico. Durante o seu processo de formação ocorre uma reorientação de minerais como pode ser observado na figura abaixo:

Imagem 2: Exemplo de reorientação dos minerais na rocha Gnaisse


Ocorrência


No Rio Grande do Sul, estas rochas são muito comuns e constituem parte dos terrenos Pré-Cambrianos.

Na cidade do Rio de Janeiro é a principal rocha constituinte do Pão de Açúcar, do Corcovado e da Pedra do Arpoador. Além disso, muitas edificações e monumentos coloniais do século XIX e início do século XX foram construídos com gnaisses utilizando a técnica de cantaria, trazida pelos portugueses em meados do século XVI.

Imagem 3 e 4: Gnaisse e Pão-de-Açúcar

Propriedades


A rocha gnaisse se classifica dentro das metamórficas como foliada pela sua foliação denominada Bandado Gnáissico com alternância de leitos mineralógicos de cores clara (quartzo e feldspato) e escura (biotita e anfibólio). Além disso, passam por um intenso fenômeno de cristalização (alta textura) e sua fissibilidade é pouco evidente.


Imagem 5 e 6: Gnaisse

Aplicabilidade


É amplamente empregado como brita na construção civil e pavimentação além do uso ornamental. Como características pode-se destacar: aspecto rugoso (formato original),

resistente e com elevado grau de metamorfismo.

Imagem 7 e 8: Gnaisse como revestimento







Imagem 9 e 10: Brita feita com Gnaisse e degrau maciço de gnaisse amarelo

Referências


Fonte imagem 1: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnaisse

Fonte imagem 3: http://site.mast.br/exposicoes_hotsites/exposicao_temporaria_faz_tempo/fosseis_rochas.html

Fonte imagem 4, 8, 9 e 10: http://catalogoda2015.wixsite.com/catalogomateriais/gnaisse

Fonte esquema 1 e 2 e imagem 2: Notas de aula da professora Júlia Righi.

bottom of page