O solo de Santos e suas características
Santos é uma cidade muito conhecida, tanto por ser um local turístico, com opções de cultura, natureza e lazer, quanto por possuir o maior jardim de orla do mundo. Além do jardim, há também cinema, biblioteca, escola de arte, entre outros atrativos. Porém há algo inusitado no lugar: prédios “tombados". Estes prédios sofreram recalque diferencial, ou seja, o solo cedeu de modo desigual fazendo com que as construções ficassem anormalmente inclinadas.
O solo da orla de Santos é composto majoritariamente de camadas de areia fina e argilas moles, sendo estes a causa geral dos problemas de recalque nos prédios, uma vez que só se encontra rocha maciça em profundidades maiores de 40 metros. As areias possuem baixa resistência a cisalhamento o que as tornam um substrato sem muita estabilidade, enquanto as argilas moles, por serem advindas de águas salgadas ou com alto teor de salinidade, apresentam estrutura floculada aberta, o que as torna bastante compressíveis. Com isso, há mais de um fator que influencia no dado problema requerendo uma atenção especial na hora de planejar a estrutura a ser executada (YANEZ, 2023).
Uma vez que essa problemática ocorre a anos, existem diversos estudos versando sobre o tema, sendo eles de instituições acadêmicas ou de empresas privadas que visavam construir no local. Deste modo, tem-se uma base de dados sobre o perfil do solo na região em diversos pontos, existem perfis com mais informação geológica da região, como pode ser observado nas Figuras 1 e 2, mas também é possível encontrar perfis de característica mais pontual como visto na Figura 3.
Figura 1 - Perfil geológico ao longo da orla marítima de Santos - SP
Fonte: Adaptada de Teixeira (1994) por Massad (2003)
Figura 2 - Perfil geotécnico da orla santista e do estuário – lado Terra
Fonte: Adaptado de Teixeira (1994) por Massad (2003) complementado por Dias M. (2008)
Figura 3- Perfil por sondagem SPT do solo de Santos
Fonte: (DIAS, 2008)
Na Figura 4 é possível analisar algumas representações realizadas na região. Primeiramente é possível observar uma camada composta por areia medianamente compacta com espessuras entre 6 e 20 m, com predominância entre 10 e 15 m, SPT variando de 9 a 30. Em seguida são encontradas camadas de argila muito mole, com profundidades entre 10 e 30 m e valores de SPT entre 0 e 4. Em profundidade encontramos novamente areia de compacidade variável. Após os 20m a 25m, são encontradas as argilas de consistência média a rija e valores de SPT superiores a 5 golpes. Abaixo destas temos camadas de areia compacta e/ou sedimentos continentais e solo residual.
Figura 4: Perfil Geotécnico sintético da orla praiana de Santos
Fonte: Adaptada de Teixeira (1994) por Massad (2003)
Pelas imagens aqui apresentadas é possível compreender o quão complexo pode ser o solo, suas camadas superiores podem encobrir diversos tipos de solo e, dessa forma, pode apresentar comportamentos diferentes do esperado, como foi o que ocorreu na orla de Santos. É de suma importância a realização de ensaios para se compreender com o que ocasião se está lidando e assim realizar uma obra que atenderá seu objetivo final sem grandes surpresas negativas como pudemos observar nesse caso.
Referências:
DIAS, Marianna Silva. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE EDIFÍCIOS APOIADOS EM FUNDAÇÃO DIRETA NO BAIRRO DA PONTA DA PRAIA NA CIDADE DE SANTOS. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-20082010-160223/publico/Dissertacao_Marianna_Silva_Dias.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
MASSAD, Faiçal. Características Geológicas e Geotécnicas dos Solos da Baixada Santista com ênfase na Cidade de Santos. In: Workshop Passado Presente e Futuro dos Edifícios da Orla Marítima de Santos. Santos, 2003
MENDOÇA, Jocélio C.; REIS, Joselay H. C.; AOKI, Nelson. Notas de aula prática de Mecânica dos Solos II (parte 7). Disponível em: https://engcivil20142.files.wordpress.com/2017/02/notas-de-aula-prc3a1tica-7-mec-solos-ii.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
REDAÇÃO. O que fazer para curtir o dia na orla de Santos. 2023. Disponível em: https://meulugar.quintoandar.com.br/orla-de-santos/. Acesso em: 20 set. 2023
YANEZ, Diego Gazolli. Parâmetros Geotécnicos das Argilas Marinhas da Região do Porto de Santos. 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315925359_Parametros_Geotecnicos_das_Argilas_Marinhas_da_Regiao_do_Porto_de_Santos. Acesso em: 20 set. 2023.
Comentários