A consequência do regime de monções nas barragens do Laos

Com a chegada do período das monções no Sudeste Asiático, os índices pluviométricos chegam a níveis altíssimos, o que é comum nessa região do mundo. Contudo, este ano, os níveis foram alarmantes, as chuvas na região chegaram a destruir pontes em Myanmar, uma barragem rompeu no Laos, vilas foram inundadas em Camboja. Como consequência das monções, centenas de milhares foram obrigados a deixar as suas casas, milhares estão desaparecidos ou mortos.

Trazendo para a Geotecnia, a barragem de abastecimento em Xe-Namnoy se rompeu pois não era prevista para comportar a quantidade de água que as monções trouxeram. A inundação recorrente cobriu diversas cidades em lama e o alcance de destruição foi tão grande que atingiu vilas do país vizinho, o Camboja.

As barragens do Laos são de suma importância para o país, pois parte de economia é gerada pela venda de eletricidade para os países vizinhos. E o temor atual é a possibilidade do rompimento de outras barragens que possam acarretar ainda mais danos ao país e à sua população.


Fonte:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44940372?rdst_srcid=1379347 https://oglobo.globo.com/mundo/autoridade-estima-que-1126-pessoas-estao-desaparecidas-no-laos-22928598

58 visualizações
  • Facebook
  • Instagram