Geossintéticos

Olá Geosseguidores!


Vocês sabem o que são geossintéticos e como eles atuam na engenharia?


Os geossintéticos são produtos industrializados com pelo menos um de seus componentes fabricado com polímero sintético ou natural. São utilizados principalmente em obras geotécnicas e de proteção ambiental como barragens de rejeitos, aterros sanitários e muros de contenção. Esses materiais exercem várias funções dentre reforço, drenagem, filtração, impermeabilização, cobertura, barreira, proteção e estabilização de solos.


Os geossintéticos possuem diversas vantagens em relação ao uso de materiais naturais como o alto controle de qualidade, propriedades mecânicas e hidráulicas capazes de suportar solicitações extremas, menor tempo de execução, facilidade de instalação, maior segurança geotécnica e melhor eficiência na proteção ambiental.

A seguir serão apresentados alguns produtos geossintéticos e suas funções nas obras de engenharia.


A geomembrana é uma manta bidimensional composta principalmente por PEAD (polietileno de alta densidade), PVC ( policloreto de vinila) e polietileno clorado. Possui coeficiente de permeabilidade muito baixo e, por isso, é empregada em sistemas de impermeabilização. Esse produto é comumente empregado na base de aterros sanitários, evitando a infiltração do chorume no solo e sua contaminação e de águas subterrâneas.





O geocomposto argiloso (GCL) é formado pela associação de bentonita com geotêxtil não tecido. Esse geossintético também é muito utilizado em camadas de impermeabilização da base de aterros.


A geocélula é composta por arranjos de tiras tridimensionais soldadas para formar células interconectadas que podem ser preenchidas por solo ou concreto. Esse material é utilizado para controlar a erosão e reforçar o solo. Pode ser empregado em obras de pavimentação permitindo o tráfego de elementos pesados e em taludes íngremes para evitar deslizamentos.






A geofôrma é uma estrutura formada por geotêxtil que retém partículas granulares e libera a água. É utilizado em obras de mineração, hidráulicas e de controle de erosão como elemento filtrante.






O geotubo é um elemento tubular furado ou não de materiais pouco permeáveis como PEAD e PVC. São empregados em obras de aterros sanitários nos sistemas de drenagem de lixiviado e gases.





Fonte:

IGS Brasil - Associação Brasileira de Geossintéticos

Ober - www.ober.com.br

Trabalho de Conclusão de Curso - Estudo da viabilidade de geossintéticos em aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos - Universidade Federal de Juiz de Fora - Arthur Terra Garcia



42 visualizações
  • Facebook
  • Instagram