Gincana: colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante o ano

Para fechar com chave de ouro o nosso projeto de extensão na Escola Estadual São Vicente de Paulo foi realizada a tão esperada gincana, que contou uma palestra de compostagem para fazer a abertura, com várias atividades, brincadeiras e desafios. Desde o primeiro encontro, os alunos realizavam tarefas referentes ao conteúdo abordado, que já contabilizavam pontos para a gincana e, para o fechamento da pontuação, foram propostas mais atividades para despertar o senso crítico dos alunos, além de relembrar todo conhecimento adquirido durante o ano, sendo elas:


1- Vídeo

Os grupos deveriam elaborar um vídeo simples de cunho jornalístico ou de denúncia, abordando alguns dos assuntos que trabalhamos durante o período, como por exemplo o perigo da contaminação das águas e dos solos, a importância da reciclagem, a gestão dos resíduos sólidos no Brasil, entre outros. Além da pontuação da gincana, o melhor vídeo ganhou uma premiação separada.

2- QUIZ

Foi realizada uma série de perguntas de múltipla escolha para os grupos, de acordo com os temas abordados durante o ano. Após um tempo cronometrado, os grupos levantaram a plaquinha com a letra escolhida e a resposta era anotada pelos fiscais.












3- Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico é um crescente problema em nossa sociedade, já que o descarte incorreto de itens como celulares, computadores e outros eletroeletrônicos, cada vez mais presentes em nosso dia a dia, causa diversos impactos ambientais. Nesse sentido, pedimos para que as equipes se mobilizasse e levassem o maior número de lixo eletrônico. Foi realizada a contagem durante a gincana e os resíduos arrecadados foram doados para a E-Ambiental, empresa gerenciadora especialista em lixo eletrônico.


4- Baralho

Cada grupo escolheu um representante para jogar o Baralho Geotécnico, uma espécie de super-trunfo criado pela Equipe GeoPortal, que já havia sido apresentado para os alunos anteriormente. Além de somar pontos para seu time, o vencedor recebeu uma premiação individual.












5- Identificação

Nesta etapa, o grupo deveria identificar em um tempo estimado dez amostras, sendo elas de minerais, rochas e solos. Os alunos tinham disponíveis algumas plaquinhas com nomes, para relacionar com os materiais.

6- Corrida

Foram escolhidos dois representantes por grupo para coletar e depositar os resíduos disponibilizados na correspondente lixeira de coleta seletiva. O tempo gasto era cronometrado e a cada erro cometido pela equipe somavam-se alguns segundos ao tempo final.

Durante a realização das dinâmicas houve muita descontração e brincadeiras com os participantes, que mostraram seus talentos com músicas, rimas e outros. Para finalizar, a pontuação das atividades foi apurada,o placar geral revelado e os prêmios foram entregues.


1º Lugar- Equipe Verde

2º Lugar- Equipe Azul

3º Lugar- Equipe Branca

Nós, do GeoPortal, ficamos muito felizes com tanta dedicação e comprometimento dos alunos. Foi um dia inesquecível!



0 visualização
  • Facebook
  • Instagram