Introdução à Gestão Ambiental

Fala galera, vamos falar um pouco de Gestão Ambiental?


A Gestão Ambiental surgiu da necessidade do ser humano organizar melhor suas diversas formas de se relacionar com o meio ambiente, visando o uso de práticas e métodos administrativos que procuram reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

Apesar de estarmos longe do estágio ideal, podemos dizer que avançamos quando nos referimos a gestão do meio ambiente e de seus recursos. Décadas atrás, as empresas começavam a abordar timidamente esse tema, e o aumento dessa prática foi estimulada pelo esgotamento de recursos, como a escassez de madeira para a construção de moradias, móveis, instrumentos, combustível, etc.

Dentro desse contexto, podemos enfatizar a gestão ambiental do solo, material que sofre graves consequências devido ao seu inadequado manejo, lançamento de resíduos, aplicação e uso de fertilizantes, despejo de esgoto industrial e doméstico, entre outros. O agravante é que, a poluição causada nos solos, pode chegar às águas subterrâneas, alterando todo o ecossistema.


Imagem 2 - Despejo irregular no solo

Como medidas de controle e mitigação do dano destacamos a educação ambiental no que se refere à disposição tanto doméstica como industrial, de dejetos ou resíduos no solo; adoção de novas práticas de controle de pragas evitando assim o uso exagerados de inseticidas; exigência e eficácia nos estudos de impacto ambiental para licenciamento de atividades potencialmente poluidoras; etc.

Diante disso, o Sistema de Gestão Ambiental é um processo voltado a resolver, mitigar e/ou prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de atingir o desenvolvimento sustentável. Assim, além de contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população, as organizações que adotam esse sistema obtêm um considerável diferencial competitivo fortalecendo sua ação no mercado.

Não perca nossos próximos posts, em que abordaremos as consequências da gestão ineficiente dos solos, que implica na contaminação dos mesmos e na necessidade de utilização de técnicas de remediação para recuperá-lo.



Referências

Um breve histórico sobre a evolução da gestão ambiental; Andrade, M. F.; 2016;

Portal de pesquisas temáticas e educacionais;

Gestão da Poluição do Solo – Portal Eu Gestor – Gestão Ambiental e Meio Ambiente –;

Imagem 1. Acesso em: http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/gestao-ambiental;

Imagem 2. http://soloemfoco213.blogspot.com.br/2015/07/4-atividade-o-que-e-um-solo-considerado.html



24 visualizações
  • Facebook
  • Instagram