Introdução às Rochas

No post anterior nós começamos a falar a respeito dos minerais. Hoje vamos introduzir uma breve explicação sobre rochas.


Rochas são corpos sólidos naturais, formados por um ou mais minerais, resultantes de um processo geológico determinado. Seus arranjos se dão segundo as condições de temperatura e pressão durante sua formação, sendo divididas em 3 grupos: MAGMÁTICAS, SEDIMENTARES e METAMÓRFICAS.


O estudo das rochas é fundamental no contexto da Geologia, pois através delas é possível identificar e entender a maioria dos processos envolvidos no nosso planeta.


No Brasil, grande parte da região Centro Sul se encontra sobre rochas magmáticas, provenientes de erupções vulcânicas ocorridas há milhões de anos, na Era Mesozoica. Isso mesmo! Em nosso país já ocorreram grandes erupções vulcânicas que formaram as rochas dessa região, como por exemplo o basalto.

Rochas basálticas em Torres/RS.

Já as rochas sedimentares podem guardar registros, que quando decifrados, fornecem importantes informações paleontológicas ou mesmo sobre mudanças climáticas (assunto que nós explicaremos em detalhes em outra oportunidade).

Presença de fóssil em uma rocha sedimentar.

O terceiro grupo de rochas são as metamórficas, formadas sob altas pressões e temperaturas, podendo apresentar os chamados "elementos estruturais", que requerem grande atenção nas obras de engenharia já que túneis, barragens ou cortes rodoviários em determinadas áreas podem encontrar zonas de fraqueza devido à estes elementos presentes.

Presença de elementos estruturais em uma rocha metamórfica.

Aguardem nossas próximas postagens! De maneira mais detalhada abordaremos diversas rochas, suas classificações e principalmente suas aplicações na Engenharia, que variam de acordo com as suas propriedades.


Fontes:


Foto 1: https://br.depositphotos.com/123553162/stock-photo-set-of-metamorphic-rock-specimens.html

Foto 2: http://marcosbau.com.br/geobrasil-2/estrutura-geologica-do-brasil/

Foto 3: http://site.mast.br/exposicoes_hotsites/exposicao_temporaria_faz_tempo/fosseis_rochas.html

Foto 4: https://www.google.com.br/amp/slideplayer.com.br/amp/363154/?source=images

  • Facebook
  • Instagram