Introdução aos Minerais

Olá! Vamos dar o nosso primeiro passo no caminho da Geologia?


Trataremos de minerais. Eles são elementos inorgânicos, com estrutura cristalina definida e de origem natural. Você pode estar se perguntando qual a importância desses minerais para Geotecnia, por exemplo.

Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.

Bem...Eles são os elementos formadores de rochas e solos e acabam por definir as suas características. Um exemplo seria a acidez de uma rocha magmática que depende da quantidade de sílica presente nela. Não pareceu tão claro, não é? Vamos simplificar então.


Uma rocha como o granito tem em sua composição minerais que são classificados como silicatos (pois apresentam sílica). O Quartzo é um mineral que é composto unicamente de sílica e está presente no granito, o que acaba por torná-lo uma rocha ácida!

O alto teor de sílica do Granito, devido à composição química do Quartzo, faz com que esta rocha magmática seja classificada como "ácida".

Explicaremos mais sobre as classificações e falaremos de maneira mais detalhada nas próximas postagens, não se preocupe se não entendeu. Além disso, veremos as propriedades dos minerais e suas aplicações no dia-a-dia, tanto para um engenheiro como para qualquer outro profissional.


É isso por enquanto! Nosso primeiro mineral a ser introduzido é o mais presente na natureza e é formado em praticamente qualquer ambiente. Aguardem...

346 visualizações
  • Facebook
  • Instagram