O Lixo nos Oceanos

Olá Geoseguidores, como vão as férias de vocês??


Hoje trazemos notícias tristes, porém reais e preocupantes, o Lixo nos Oceanos.


Divulgação

Como sabemos, mais de 70% do nosso planeta é coberto por água, e deste, 97% está presente nos oceanos e mares, com vida abundante de diversas espécies marinhas.


Estima-se que em torno de 6.4 milhões de toneladas de lixo são descartadas nos oceanos e

mares a cada ano, cerca de 13 mil pedaços de lixo plástico estão, atualmente, flutuando em cada quilômetro quadrado de oceano, dados do Projeto TAMAR.



Divulgação


Muitos animais marinhos ingerem esses resíduos confundindo-os com alimentos e assim os dados se tornam alarmantes, avalia-se que cerca de 100 mil animais marinhos morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plástico nos oceanos. Segundo pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, mais da metade das tartarugas do mundo já ingeriram algum tipo de plástico. Segundo projeções, se o processo de contaminação dos oceanos por resíduos sólidos continuar a ser executado como atualmente, em 2050 haverá mais lixo do que peixes nos mares de todo o mundo.


As razões para tanto plástico chegar aos oceanos decorre de uma má gestão de resíduos sólidos pelos indivíduos e pelos governos e os baixos índices de eficiência, aplicabilidade e abrangência da reciclagem.



Matéria Complementar

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2018/07/19/144885-tartaruga-marinha-rara-morre-apos-ficar-presa-em-cadeira-descartada.html



Referências

http://tamar.org.br/interna.php?cod=315

https://www.anda.jor.br/2018/03/ingestao-de-plastico-mata-100-mil-animais-marinhos-anualmente/

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram