Rochas: Arenito

Atualizado: 10 de Out de 2018

Na série “rochas” de hoje abordaremos uma rocha sedimentar bastante conhecida em nosso território, o Arenito. As rochas sedimentares se caracterizam por serem formadas a partir da consolidação de partículas intemperizadas de outras rochas normalmente no fundo dos oceanos, rios e lagos. O arenito como seu próprio nome já diz, é composto em sua maior parte pela consolidação dos grãos de areia (entre 0,062 e 2,00 mm), mas também contém partículas menores de silte e argila, e alguns precipitados químicos como óxidos de ferro, carbonatos e sílica, que ajudam na coesão da rocha. Em seguida veremos uma imagem que demonstra os processos para que ocorra a formação dessas rochas.

Imagem 1: Formação das rochas sedimentares


Ocorrência


No Brasil o arenito é muito encontrado na região sul. O Parque Estadual de Vila Velha situado em Ponta Grossa no Paraná é um sítio geológico, sendo característica do parque suas grandes formações rochosas.

Imagens 2 e 3:A Taça, cartão-postal de Ponta Grossa/Rocha que lembra a cabeça de um camelo


Propriedades


O arenito é composto principalmente por quartzo. Essa rocha também pode conter porções menores de feldspato e mica, apresentando variações de cores de acordo com a formação e os materiais cimentantes, sendo essas cores cinza, amarela, branca e vermelha. Essas rochas são de extrema importância para a arqueologia por apresentarem camadas e nessas se conservarem fósseis, permitindo assim contar a história do planeta, como podemos observar na imagem abaixo que mostra um peixe fossilizado em um arenito.


Imagens 4, 5 e 6: Amostra de arenito/ Camadas de sedimentação do solo/ Fóssil de peixe

Aplicabilidade do Arenito

Os arenitos são utilizados em pisos e revestimentos, quando incoesos podem ser utilizados como material arenoso na construção civil e produção de vidro.


Imagem 7: Parede com tijolinhos de arenito amarelo


Referências

Fonte imagens 2 e 3: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_de_Vila_Velha

Fonte imagens 1 e 6:https://sites.google.com/site/cp2minerais/tipos-de-rochas/sedimentares

Fonte imagem 5:http://jaorisa2013.blogspot.com/2013/08/arenito.html

Fonte imagem 4:https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-amostra-natural-rocha-sedimentar-comum-do-%C3%A2%E2%82%AC-do-chertarenite-do-arenito-%E2%80%9Cno-fundo-branco-image85581248

Fonte imagem 7: http://pisodepedra.com.br/produtos/pedras-para-paredes/revestimentos-serrados/arenito-amarelo-natural-tijolinho-5x15

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram