Rochas: Basalto

Atualizado: 10 de Out de 2018


Dando continuidade a série das rochas, vamos falar do Basalto. Esse tipo de rocha é derivada das erupções vulcânicas, sendo assim é classificada como rocha magmática extrusiva. Assim como essa rocha se apresenta em grande quantidade no nosso país ela é bem comum de se encontrar por todo mundo, principalmente em ilhas, que em muitas foram formadas pela erupção vulcânica.




Imagem 1: Formação das ilhas havaianas





Imagem 2: Ilha recém-formada ao lado da ilha de Nishinoshima, Japão (2015)







Ocorrência


No Brasil ela é muito encontrada na região sul, podendo concluir que há milhares de anos já se apresentou derramamentos de lava nessa área. Uma área muito estudada é a Formação Serra Geral no Rio Grande do Sul.


Fotografia 12. Encosta formada por camadas de derrame basáltico e a Pedra Furada, Morro da Igreja no Parque Nacional de São Joaquim, Santa Catarina


Imagem 3: Encosta formada por camadas de derrame basáltico e a Pedra Furada, Morro da Igreja no Parque Nacional de São Joaquim, Santa Catarina


Imagem 4: Derrames de basalto na Bacia do Paraná - Cânion Fortaleza, Aparados da Serra – RS/SC. Foto: Luiz Oliveira






Propriedades


O basalto é uma rocha de granulação muito fina classificada como afanítica. Isso acontece pelo rápido resfriamento da lava quando entra em contato com a temperatura da superfície terrestre, não havendo tempo necessário para que formem cristais. O contrário ocorre com o granito, já que a lava é resfriada lentamente no interior da crosta terrestre e seus cristais são vistos a olho nú.

Esse tipo de rocha é bem caracterizada pela sua coloração acinzentado escuro, classificando-se como máfica (cores escuras). Essa cor escura é proveniente dos minerais que o compõem: piroxênio, olivina e plagioclásio, ricos em Fe e Mg, tornando essas rochas básicas.





Imagem 5: Amostra de basalto do Laboratório

de Geologia UFJF

Aplicabilidade do basalto


Assim como o granito, o basalto constitui matéria-prima para muitas aplicações: arquitetura e construção, revestimento de elementos urbanos e arte de decoração. São variadas as características que valorizam o seu uso: efeito estético, durabilidade, resistência mecânica, flexibilidade no uso e facilidade de conservação.


Imagem 6: Basalto preto



Referências

Fonte imagens 1 e 2: https://mybrainsociety.blogspot.com/2015/06/como-se-formam-as-ilhas-vulcanicas.html

Fonte imagem 3: http://parquedaciencia.blogspot.com/2016/05/a-origem-magmatica-da-formacao-serra.html

Fonte imagem 4: http://universodasgeociencias.blogspot.com/2015/06/extrusoes-de-basalto-da-formacao-serra.html

Fonte imagem 6: http://pedrastreviso.com.br/categoria/Pedra-Basalto/

169 visualizações
  • Facebook
  • Instagram