Rochas: Filito

Dando continuidade a série rochas, hoje falaremos de uma rocha metamórfica denominada filito. Esse tipo de rocha é resultante da transformação de rochas preexistentes sob influência de agentes internos (pressão, temperatura e fluidos gasosos) caracterizando o metamorfismo.


O filito é uma rocha de baixo grau de metamorfismo em função das suas condições de temperatura e pressão. É constituída basicamente dos minerais sericita, caulinita e quartzo.

Imagem 1: Filito


Ocorrência




No Brasil, ocorre com grande abundância na região serrana dos municípios de Capão Bonito, Sete Barras e Ribeirão Grande localizados no estado de São Paulo.



Imagem 2: Caverna em Ribeirão Grande que apresenta variadas rochas incluindo o filito.


Os filitos juntamente com os xistos ocupam 30% da área de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Essas estruturas sofrem redução da coesão entre os planos (desplacamento dos blocos) devido aos processos intempéricos ao longo do tempo. As construções e respectivas fundações se movimentam junto com a rocha podendo chegar até à ruptura. Dessa forma, comprometendo a estabilidade das edificações.

Imagem 3: Filito presente no terreno de Belo Horizonte

Propriedades



Apresenta diversas colorações: branco, creme, rosado, roxo, cinza e preto. É grosseiramente granulado com minerais muito pequenos. Origina-se em geral de material argiloso e apresenta luminosidade brilhante e lustrosa.




Imagem 4: Filito


O seu tipo de foliação é a clivagem ardosiana, onde os minerais geralmente estão arranjados de modo paralelo (textura foliada) e partem-se facilmente em folhas finas e lisas apresentando uma textura fina.


Aplicabilidade


É considerado um ótimo impermeabilizante e isolante térmico, além de apresentar preço relativamente baixo dentro da construção civil. Pode substituir a argamassa para assentar pisos e é altamente empregado como elemento de vedação de forma geral.



Imagem 5 e 6: Pedra de filito e filito ensacado


É muito usado na indústria cerâmica no processo de fusão da massa da cerâmica aumentando a resistência mecânica dos revestimentos.

Imagem 7: Revestimento Acetinado Filito


Por se dividir facilmente em lâminas é utilizado para a construção de paredes, degraus e canaletas, além de ser usado em calçamentos.


Imagem 8 e 9: Paredes e degraus de filito


Imagem 10 e 11: Blocos de filito e calçamento


Referências


Fonte Imagem 1: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filito

Fonte imagem 2: http://www.ribeiraogrande.sp.gov.br/grutas-e-cavernas/

Fonte imagem 3: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/01/15/interna_gerais,272429/fragilidade-do-solo-em-bh-tambem-ameaca-predios-de-luxo-e-mansoes-da-zona-sul.shtml

Fonte Imagem 4: Slides da professora Julia Righi

Fonte Imagem 5 e 6: http://filitobom.blogspot.com/

Fonte Imagem 7: https://www.balaroti.com.br/revestimento-acetinado-a-31x54-gres-oasis-filito-savane-114217/p

Fonte imagem 8, 9, 10 e 11:

https://www.geocaching.com/geocache/GC45KV1_a-ocorrencia-do-filito-na-serra-do-mar?guid=b3df6698-69a7-4c5d-81f6-2d583bdb3a7b

http://www.mmgerdau.org.br/fique-por-dentro/chuva-intensifica-riscos-geologicos-em-bh/


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram